Publicado por: mpv | 16 de fevereiro de 2011

Globalização e Desenvolvimento Tecnológico

O DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO, GLOBALIZAÇÃO E OS BANCOS

O causador do desenvolvimento econômico no decorrer da evolução sócio-econômica dos países, é a evolução tecnológica destes. Percebe-se portanto o importante papel da injeção de tecnologia na produção para a criação de renda, e como geradora de desenvolvimento econômico.

O desenvolvimento de novas tecnologias tem sido historicamente, um evento que otimiza a utilização dos recursos produtivos. Pois sabe-se que a inovação tecnológica, decorre da necessidade de ampliação da produtividade e do melhor uso possível deste recursos disponíveis para que isto ocorra.

A subversão no processo de criação e utilização de tecnologia vez com que se ampliasse a inter-relação econômica entre os países, conseqüentemente um maior intercâmbio e maior acesso a insumos e ampliação de mercados ou novos mercados, gerando assim uma internacionalização da economia. Internacionalização esta que ganhou maior intensidade a partir do século XIX, com o desenvolvimento da indístria européia.

Como conseqüência da internacionalização do capital financeiro, os Bancos não só passaram a atuar como intermediários, mais como monopolistas do capital, de meios de produção e de matéria prima em vários países, unindo-se as empresas no processo produtivo.

Indica-se através dos anos que a todos os setores da economia procuram otimizar sua produção, satisfazendo desta maneira as necessidades da demanda e incrementando sua produção através de um maior grau de qualidade e dinamismo produtivo. Estes eventos não só demonstram uma tendência competitiva na economia, como indica também que estas empresas no processo de aprimoramento de sua produção quererão para si, a objetivada ampliação de mercado. A Globalização gera novos formatos de competição entre as empresas e sistemas econômicos em não somente do produto, mas principalmente para a tecnologia dos processos de produção.

O sistema bancário nacional vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos, mudanças geradas por fatores econômicos endógenos e exógenos, sendo que este vem ajustando-se às novas condições impostas pelo mercado, que agora é um mercado globalizado.

Os Bancos demonstram-se como grandes incentivadores do desenvolvimento de tecnologia de informática e telecomunicações no Brasil. Percebe-se, portanto que os Bancos buscam sempre injetar novas tecnologias na sua produção, preocupando-se com a corrida tecnológica, que se demonstra essencialpara a competitividade no setor bancário.

Como conseqüência da Globalização, as empresas de setores diferentes necessitaram do trabalho em conjunto para que formasse uma melhor estrutura concorrencial no mercado. Com os Bancos isto também ocorreu, dado o nível de competitividade que se formou com o processo de Globalização. Um exemplo deste evento são as fusões entre Bancos nacionais e Bancos estrangeiros, permitindo a estes um maior nível de competitividade tanto no mercado nacional como no mercado externo.

Os Bancos demonstram-se como equipamentos que constantemente aumentam seu nível de competitividade no mercado. Pois a subversão tecnológica ocorrida nos últimos anos neste setor, intensificou a busca pela otimização dos recursos disponíveis para a produção.

Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
O Desenvolvimento Tecnológico, Globalização E Os Bancos publicado 20/04/2008 por José Chavaglia Neto em http://www.webartigos.com

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/5511/1/O-Desenvolvimento-Tecnologico-Globalizacao-E-Os-Bancos/pagina1.html#ixzz1E9FfXtID


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: