Publicado por: mpv | 31 de julho de 2012

Resumo – América Andina

Introdução

A América Andina é formada por um conjunto de seis países, localizados ao norte-sul no continente sul-americano, cujos territórios são atravessados pela Cordilheira dos Andes (maior cadeia de montanhas da América do Sul): Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela

 

Relevo

A extensão territorial destes países é de, aproximadamente, 5,5 milhões de km2, dos quais merecem destaque a presença da Cordilheira dos Andes que se estende no sentido norte-sul, localizada na região oeste do continente sul-americano e o Deserto de Atacama, localizado na costa oeste de Chile e Peru. O relevo desta região pode ser descrito de forma resumida da seguinte forma:

– Cordilheira dos Andes

É uma cadeia montanhosa que teve sua formação geológica no período Terciário. É dotada de vulcões e está submetida a terremotos, vai desde o Mar das Antilhas até a terra do Fogo, atingindo aproximadamente 8.000 Km2.

– Planícies Litorâneas do Pacífico

A Cordilheira dos Andes interrompem a Planície Litorânea do Pacífico, que são estreitas e úmidas ao norte do Chile, e árida no litoral do Peru, que são porções formadas pelos desertos de Atacama e de Sechura.

A América Andina pode ser subdividida em três partes:

Andes Setentrionais: abrangem regiões da Venezuela, Colômbia, Equador e Peru (norte).

Andes Centrais: compreende regiões do Peru, Bolívia e Chile (norte).

Andes Meridionais: envolvem as regiões centrais e meridionais do Chile.

Clima e Hidrografia

O clima na América Andina varia de acordo com a localização geográfica da região. Os principais são: Equatorial (Venezuela, Colômbia e Equador); Clima de Montanha (nas áreas de altitudes médias e altas da Cordilheira dos Andes); Desértico no Deserto de Atacama (sul do Peru e Norte do Chile); Tropical (Bolívia e Colômbia) e Temperado e Mediterrâneo (sul do Chile).

Os rios mais importantes desta região são: Rio Orenoco na Venezuela  e o Rio Amazônas que nasce no sul do Perú, na Cordilheira dos Andes e percorre o território peruano antes de entrar no território brasileiro.

Na América Andina podemos encontrar no norte do Chile e sul do Perú o Deserto de Atacama, considerado o mais seco do mundo. É formado por uma influência marítma fria, a corrente de Humboldt, que passa perto do litoral do Chile e do Perú.

Geografia Humana

A população destes países é de, aproximadamente, 135 milhões de habitantes, onde a maioria da população (70%) é composta por ameríndios e mestiços, consequência da miscigenação entre o índio (população nativa) e o branco (colonizador europeu). Há uma expressiva população jovem nessa região, com taxas de natalidade elevadas;

O espanhol é a língua predominante nos países da América Andina, pois todos os países foram colonizados pela Espanha. A religião católica é a mais seguida pelos habitantes destes países.

Os “altiplanos andinos” são os locais com maior concentração de população, devido as suas condições favoráveis.

São comuns problemas sociais como: analfabetismo, subnutrição e precariedade na área de saúde. Há uma grande diminuição da taxa de mortalidade e um aumento da taxa de natalidade, resultando num crescimento vegetativo considerável, juntamente ao processo veloz de urbanização.

Economia e Política

Os países da América Andina se caracterizam por uma economia monoexportadora primária, eles dependem de um grande produto de exportação, via de regra um recurso mineral. Identificam-se também por terem em comum uma população de baixo padrão vida, com elevado crescimento vegetativo.

A economia destes países é baseada, principalmente, na agricultura (principalmente voltada para a exportação), no extrativismo (mineral e vegetal), pesca (principalmente Peru e Chile) e indústria (principalmente bens de consumo). O PIB (Produto Interno Bruto) somado dos países da América Andina é de cerca de US$ 800 bilhões (estimativa 2011).

Grande parte das cidades mais populosas está localizada na região litorânea, vales andinos e altiplanos. As regiões metropolitanas de maior destaque são: Bogotá (Colômbia), Santiago do Chile (Chile) e Lima (Peru).

 

Fontes

http://www.suapesquisa.com/geografia/america_andina.htm

http://www.colegioweb.com.br/geografia/paises-andinos.html

http://alexdemasi.blogspot.com.br/2011/03/americas-andina-e-platina.html

http://www.brasilescola.com/geografia/america-andina.htm


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: