Publicado por: mpv | 25 de fevereiro de 2013

Fuso Horário

Os fusos horários

Os exercícios de fusos horários são os que geralmente causam muitas dúvidas para os alunos. A pergunta mais comum é como “calcular” a hora em determinado país, com uma defasagem de um determinado número de graus.
Bem, vamos lá.
 

Para determinar a hora legal, a Terra foi dividida em 24 “fatias” definidas por dois planos que contêm o eixo da Terra, com um ângulo de 15 graus entre eles. O nome “fuso” tem origem no formato da seção resultante e ficou estabelecido que a mudança dos relógios seria feita em horas inteiras entre dois fusos.
Entretanto, na prática, decisões políticas alteraram completamente o mapa de fusos. Nem a regra da passagem meridiana nem o numero inteiro de horas foi obedecido, e ainda inventaram um “horário de verão”, gerando uma grande confusão quando precisamos descobrir a hora vigente em outro país.

 Mapa de fusos horários

Motivos econômicos, como o horário de funcionamento dos bancos e da bolsas de valores fizeram com que todos os países do leste europeu adotassem o mesmo fuso (+1). Apenas a Grã-Bretanha e Portugal usam o fuso 0 na Europa.
A Austrália adotou o fuso +9:30 para a região central, de modo a reduzir os problemas de horários comerciais. Pelos mesmos motivos a China decidiu usar apenas o fuso +8 para todo seu território, que cobre 4 fusos diferentes.

Mas como fazer o cálculo?

Existem dois métodos práticos para resolver manualmente estes exercícios. O primeiro utilizando mapas de fusos horários, como o visto acima. Através do uso deste mapa, localizamos a região desejada e podemos fazer os cálculos necessários.

O segundo método, e para aqueles que não tem um mapa de fusos horários a mão. Para isso, basta criar uma gráfico prático que servirá perfeitamente para os cálculos e ainda é útil caso nos tenha sido dado apenas as coordenadas de longitude das localidades desejadas. Para isso, desenhamos uma linha reta, dividimos em dois lados (Leste e Oeste),  e fazemos pequenas marcas de 15 em 15 graus para cada lado, indo de 180º Oeste, passando pelo 0º, e indo até o 180º Leste. Para cada intervalo, sabemos que será somada 1 hora no sentido Leste, e subtraída uma hora no sentido Oeste. Este gráfico servirá para plotarmos as coordenadas de nossas localidades sobre ele, e desta forma, visualizar o deslocamento e quais os cálculos que devem ser realizados. Vamos ver um exemplo:

Se um avião parte de Londres ao meio dia e demora 5 horas de viagem para chegar em São Paulo, a que horas o avião pousa em São Paulo?

Primeiro, descobrir que horas são em São Paulo quando o avião partiu. Fazemos isso Utilizando os dados das longitudes ou um mapa. São Paulo está -3 horas de Londres, portanto, quando o avião partiu:  12h – 3h (subtraímos porque nos deslocamos para o lado esquerdo do planeta), logo o horário equivalente da partida do avião em São Paulo era 9h. Se somarmos o tempo de viagem ao horário de São Paulo: 9h + 5h (de viagem), o avião chegará em São Paulo às 14 h (horário local).

E se a viagem fosse ao contrário? Se o avião estivesse partindo de São Paulo às 17 horas com destino a Londres, e a viagem demorasse 8 horas?

O raciocínio é o mesmo. Encontramos o horário equivalente em Londres para a partida do avião. Como agora o sentido da viagem é leste, somaremos a diferença de fusos. Portanto 17h + 3h (3 fusos) = 20 horas. Como a viagem demorou 8 horas, somamos o tempo de viagem ao tempo equivalente da cidade destino, portanto 20 horas + 8 horas = 24h (1 dia) mais 4 horas do dia seguinte. Portanto o avião chegará às 4 horas da manhã do dia seguinte em Londres.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: