Origem do nomes dos Oceanos da Terra

Um curiosidade que muitas pessoas apresentam é: quem deu esse nome para essa coisa? Garfo, faca, mesa, carro, televisão. Todos foram batisados por seus inventores. No entanto, e aquilo que não inventamos? Como por exemplo os oceanos terrestres?

Oceano Atlântico

Segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 80 milhões de quilômetros quadrados, esse imenso corpo dágua salgada tem a origem do seu nome na mitologia. O nome é baseado em Atlas, filho de Netuno, deus dos mares  e pai das Atlântidas (aglomerado de sete estrelas que estão na constelação de Touro).

Oceano Pacífico

Maior oceano do mundo em extensão, com cerca de 166 milhões de quilômetros quadrados e com mais de 25.000 ilhas seu nome tem origem em 1520, com o navegador Fernão de Magalhães. Graças a este português,  que percorreu todo o litoral sul-americano e que ficou admirado com as suas águas tranquilas, nasceu a denominação Pacífico.

Oceano Índico

Diferentemente dos dois anteriores, este não tem a origem de seu nome nem ligado a mitologia ou a alguma grande aventura. O nome Índico veio por este oceano banhar as costas da Índia e a da Indonésia.
Oceanos Ártico e Antártico
Situado no polo norte, sob a constelação da Ursa Menor, deve o nome à palavra grega arctos, que significa urso. Por oposição geográfica, o oceano do polo sul chama-se Antártico.