Publicado por: mpv | 10 de fevereiro de 2015

A menor fronteira internacional do mundo

Penon de Velez de la Gomera é uma fortaleza rochosa de 1,9 hectares protegida pela Espanha ao largo da costa de Marrocos. Era uma ilha até 1934 , quando uma forte tempestade de areia preencheu o espaço entre ela e o continente, criando um estreito istmo e transformando a ilha em uma península ligada a Marrocos.

Esta estreita faixa de terra deu origem a mais curta fronteira internacional do mundo. Ele mede apenas 85 metros de comprimento e separa Penon de Velez de la Gomera de Morocos .Penon de Velez de la Gomera é uma das três fortalezas espanholas adjacentes a Marrocos. Elas são chamadas de “Praças de Soberania”, ou “lugares de soberania”, e os espanhóis e os marroquinos têm lutado por elas há muito. Penon de Velez de la Gomera foi cercada cinco vezes entre 1680 e 1790.

Além das praças de Soberania, a Espanha tem duas cidades no continente Africano. Ceuta, com uma população de aproximadamente 80.000 habitantes e é o dobro do tamanho de Gibraltar, e a cidade de Melilla, com 75.000 habitantes. Apesar de Marrocos reivindicar a soberania, a Espanha está determinada a manter estes territórios. Ceuta, em particular, é estrategicamente importante, com a sua catedral do século 15, os estaleiros e fábricas de processamento de peixe.

Fonte:

http://listverse.com/2014/08/15/10-curious-anomalies-of-political-geography/

http://elpais.com/elpais/2012/09/17/inenglish/1347895561_857013.html


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: