Publicado por: mpv | 10 de fevereiro de 2015

O Grande Vale do Rift – África

É conhecido como Vale do Rift ou Grande Vale do Rift o conjunto de falhas tectônicas, formado há 35 milhões de anos atrás com a divisão das placas tectônicas da África e da Arábia, que cortam a parte leste da África, desde o Lago Malauí até o Chifre da África, onde cria uma bifurcação entre Eritreia, Djibuti e Somália, o Triângulo de Afar.

rift valley map
Esta estrutura estende-se no sentido norte-sul por cerca de 6440 km de extensão, desde o norte da Síria até ao centro de Moçambique, com uma largura que varia entre 30 e 100 km e, em profundidade de algumas centenas a milhares de metros e compreende três principais lagos: o Malauí (ou Nassa) em seu início, o Tanganica, na sua porção mais a oeste (cria-se um “braço” na região da Tanzânia que segue para o ocidente, até a região da divisa entre República Democrática do Congo e Uganda, Ruanda e Burundi) e o Lago Vitória (entre a porção leste e oeste).

A profundidade em alguns lugares chega a incríveis milhares de metros. O lugar também caracteriza-se pela forte atividade vulcânica para um lugar “longe” do encontro de placas, principalmente no Triângulo de Afar. O Monte Kilimanjaro, o mais alto da África, fica localizado próximo ao vale. Em outras palavras, a falha segue desde Moçambique até o Mar Vermelho, com suas áreas de maior ou menor atividade e suas bifurcações.

rift valley

No Quênia, o Vale do Rift corta o centro do país e criou paisagens únicas, como de lagos alcalinos originados quando o sal secou e criou belas ilhas espalhadas entre eles.

 

Fonte:

http://www.rhinoafrica.com/pt/qu-nia/o-grande-vale-do-rift

http://geografiaopinativa.blogspot.com.br/2013/09/vale-do-rift-grande-falha-que-pode.html


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: